Como concurseiro pretendo aqui fazer um post informativo, mais ou menos como eu tenho entendido esse negócio de concursos. Um jeito de organizar o pensamento e também pode ajudar alguém que esteja tão perdido como eu.
Em primeiro lugar quando falam sobre foco querem dizer que nos concursos existem certos nichos, eu prefiro pensar assim. Por exemplo a carreira tributária que engloba o INSS e onde você terá que entender sobre o que imagino que sejam as leis e juros compostos, essas coisas... A carreira bancária onde você ira para o Banco do Brasil, Caixa e onde também vai ser exigido essa questão numérica, tabelas de excel. Carreira jurídica, muita gente que estuda direito e não é apaixonado pela profissão de advogado quer lá na frente se tornar procurador, juíz ou algo do gênero. Meu conhecimento não é muito vasto, mas creio que ainda haja carreira administrativa para trabalhar nos demais órgãos e autarquias governamentais. Por fim há a carreira militar e a policial.
A carreira militar eu entendo como ligada as forças armadas, quais sejam o exército, marinha e aeronáutica. E não é necessário estar desde os 18 anos sendo homem para fazer parte dessas organizações, existem os concursos por onde ingressam profissionais dos mais diversos perfis.
A carreira policial engloba a policia militar, civil, federal e rodoviária federal. A polícia militar por exemplo tem seus quadros na maioria formados por estudantes com ensino médio completo. Já as outras polícias costumam exigir uma formação superior.
Polícia Militar:
Soldado
Oficial
Polícia Cívil:
Delegado
Escrivão
Investigador
Perito Criminal
Polícia Federal:
Delegado
Perito Criminal
Escrivão
Agente
Papiloscopista
Polícia Rodoviária Federal:
Policial
Agente Administrativo
*Corpo de bombeiros:
Esse órgão conhecido como Bombeiro Militar muitas vezes é ligado à Polícia Militar, mas particularmente no estado da Bahia é uma companhia independente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário